PUBLICIDADE

Cientistas descobrem cânion de 750 km na Groenlândia

29 ago 2013 - 16h49
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisadores descobriram um cânion na Groenlândia após analisarem dados de radar
Pesquisadores descobriram um cânion na Groenlândia após analisarem dados de radar
Foto: Divulgação

Um estudo de cientistas do Reino Unido e dos Estados Unidos descobriu um cânion de 750 quilômetros de extensão e 800 metros de profundidade escondido sob o gelo da Groenlândia. O tamanho é similar ao do Grand Canyon.

Os pesquisadores acreditam que o cânion se formou antes da camada de gelo que cobre a região há alguns milhões de anos. As características indicam que um rio corria entre os paredões.

"Com o Google Streetview avaliável para muitas cidades pelo mundo e mapas digitais para tudo, de densidade populacional a felicidade, poderíamos assumir que a paisagem da Terra estava totalmente explorada e mapeada. Nossa pesquisa mostra que ainda há bastante para descobrir", diz Jonathan Bamber, da Universidade de Bristol, líder do estudo.

Os cientistas utilizaram dados de radar aéreo coletados principalmente pela Nasa e por pesquisadores britânicos e alemães ao longo de décadas. Em certas frequências, as ondas de rádio atravessam o gelo, batem no solo e retornam. Ao analisar os dados, descobriram o cânion que começa praticamente no centro da ilha e vai até à extremidade norte, em um profundo fiorde conectado com o oceano Ártico.

Os pesquisadores acreditam que o cânion tenha um papel importante em transportar a água descongelada. Antes mesmo da formação do gelo, há cerca de 4 milhões de anos, ele era um fundamental caminho para a água em um grande sistema fluvial.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade