PUBLICIDADE

Cientistas criam pele sintética que se 'recupera' em 30 minutos

12 nov 2012 - 20h38
(atualizado às 20h39)
Compartilhar

Uma equipe de cientistas da Universidade de Staford, nos Estados Unidos, desenvolveu pela primeira vez uma pele sintética capaz de se recuperar de danos a si mesma - como rasgos e cortes. A estrutura também é capaz de conduzir eletricidade, fator fundamental para que o material possa ser empregado em novas tecnologias. A pesquisa foi publicada na revista Nature Nanotechnology.

O material foi desenvolvido a partir de um plástico com pontes de hidrogênio e algumas partículas de níquel. De acordo com o site do periódico britânico Daily Mail, os pesquisadores fizeram cortes na amostra plástica. Depois de pressionar por alguns segundos, o material recuperou 75% da força original e da condutividade em apenas 15 segundo e ficou tolamente recuperado em 30 minutos. O processo foi repetido aproximadamente 50 vezes e o plástico conseguiu manter as suas características originais.

"Até mesmo a pele humana leva dias para cicatrizar. Então eu acho que esse material é muito legal", disse o cientista Benjamin Chee-Keong Tee. Segundo os pesquisadores, outros estudos semelhantes já foram desenvolvidos, mas nunca com resultados tão positivos, já que as estruturas demandavam altas temperaturas e não eram capazes de conduzir energia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade