Cientistas brasileiros produzem antibiótico com ouriço-do-mar

19 abr 2010 - 15h03

Um grupo de pesquisadores do Centro de Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) descobriu que uma proteína presente no ouriço-do-mar pode ser base para desenvolver um antibiótico que combata infecções hospitalares. As informações são do site do Sistema Integrado de informação em Saúde do Rio Grande do Sul.

Os estudos, que ainda estão em andamento, já demonstraram que a proteína é capaz de eliminar com maior eficiência variedades das bactérias Escherichia coli, Salmonella, Proteus e Klebsiella, que causam infecções intestinais, renais e pulmonares.

Os pesquisadores, que desenvolvem dois projetos que buscam o controle de doenças por meio de compostos extraídos de animais marinhos, afirmam que de todas as 30 espécies de invertebrados analisadas, o ouriço-do-mar foi a que se mostrou mais eficiente. Segundo eles, o que despertou o interesse do grupo por animais marinhos foi a grande capacidade de adaptação destes a ambientes extremamente agressivos e competitivos, cheios de microorganismos.

Para o grupo, a descoberta traz grandes vantagens por ser natural e derivada de um organismo encontrado facilmente no País.

Contra a resistência
O desenvolvimento de novos princípios ativos para antibióticos é fundamental para criação de medicamentos alternativos já que o uso prolongado dos antibióticos convencionais pode gerar resistência em bactérias causadoras de infecções.

Os hospitais são "caldo de cultivo" dessas bactérias potencialmente mais resistentes, pois o uso de medicamentos no combate a infecções gera variedades cada vez mais perigosas e difíceis de eliminar.