PUBLICIDADE

Cientistas afirmam ter achado o sapato mais velho do mundo

9 jun 2010 - 17h09
(atualizado às 17h12)
Compartilhar

Cientistas da Universidade College Cork, na Irlanda, afirmam ter encontrado o sapato mais antigo do mundo, com 5,5 mil anos, mil anos mais velho que a grande pirâmide de Gizé, no Egito. Segundo a instituição, uma equipe internacional de arqueólogos participou da descoberta, relatada nesta quarta-feira no jornal especializado PLoS ONE.

Segundo cientistas, sapato foi achado em caverna em perfeito estado de conservação
Segundo cientistas, sapato foi achado em caverna em perfeito estado de conservação
Foto: EFE

Os cientistas afirmam que o sapato está em perfeitas condições. O objeto é feito de uma peça única de couro e contém grama e os arqueólogos não têm certeza se pertencia a um homem ou a uma mulher porque, apesar de pequeno, poderia ter servido para um homem da época.

O sapato foi encontrado em uma caverna na província de Vayotz Dzor, na Armênia, próximo à fronteira com Irã e Turquia. Os arqueólogos afirmam que a condição da caverna - fria e seca - ajudou a preservar o sapato e outros objetos encontrados no local, inclusive recipientes com trigo, cevada e outros vegetais comestíveis.

"Inicialmente acreditamos que o sapato e os outros objetos tinham entre 600 e 700 anos por causa de suas boas condições. (...) Foi apenas quando o material foi datado em dois laboratórios de Oxford (no Reino Unido) e da Califórnia (nos Estados Unidos) que percebemos que o sapato era mais velho por algumas centenas de anos que o sapato de Ötzi, o homem de gelo", diz Ron Pinhasi, pesquisador da universidade. Ötzi foi um homem descoberto congelado nos Alpes e que teria cerca de 5,3 mil anos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade