PUBLICIDADE

Casado ou solteiro? Veja questões controversas na história de Jesus

3 out 2012 - 08h53
(atualizado em 10/10/2012 às 13h13)
Compartilhar

A recente divulgação de um fragmento de papiro em copta (antigo idioma egípcio), provavelmente escrito entre os séculos 2 e 4 d.C., faz menção a uma possível mulher de Cristo. "Jesus disse a eles: 'Minha mulher...'" é o que diz um trecho da relíquia. Falso ou não, o fato contribuiu para reacender antigas discussões a respeito de detalhes desconhecidos ou ainda controversos da vida de Jesus.

Um papiro divulgado recentemente faz menção a uma possível mulher de Cristo
Um papiro divulgado recentemente faz menção a uma possível mulher de Cristo
Foto: Karen L. King/Harvard University / Divulgação

Alguns não veem, no fragmento, motivo para polêmica. "O papiro não prova que ele teve uma mulher. Somente nos diz que uma comunidade cristã primitiva, provavelmente do norte do Egito, falou ou entendeu isso, certamente posteriormente ao movimento de Jesus", opina o professor Gabriele Cornelli, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.

Do lado católico, o padre jesuíta Pedro Gilberto Gomes, pró-reitor acadêmico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pensa que não há evidências conclusivas, seja de um lado ou de outro e, por isso, não adere ao debate. "Não entro na polêmica se Jesus teve ou não teve mulher, porque, assim como não encontro sustentáculo sobre isso na Bíblia, também não há na história", afirma, ponderando que o fundamental sobre o cristianismo não está nos detalhes biográficos de seus personagens. "O que importa é que Jesus viveu sua vida fazendo o bem, pregou o amor do Pai e foi assassinado pelas autoridades religiosas e políticas do seu tempo, conforme tinha previsto", conclui.

De qualquer maneira, a ocasião é propícia para relembrar outras questões controversas sobre a história de Jesus e do cristianismo. Veja, no infográfico abaixo, algumas delas.

INFOGRÁFICO

Histórico x Mitológico:
relembre questões controversas sobre a vida de Jesus

Fonte: GHX Comunicação
Compartilhar
Publicidade