PUBLICIDADE

Arqueólogos acham estátua de faraó de mais de 3 mil anos

21 nov 2012 - 14h35
(atualizado às 15h20)
Compartilhar

Uma equipe de arqueólogos franceses descobriu uma estátua que representa um faraó do Império Novo (1539-1075 a.C.) em Luxor, no sul do Egito, informou nesta quarta-feira o ministro de Estado de Antiguidades, Mohammed Ibrahim.

Peça arqueológica tem 1,25 m de altura e foi achada em escavações no templo de Montu, deus da guerra
Peça arqueológica tem 1,25 m de altura e foi achada em escavações no templo de Montu, deus da guerra
Foto: EFE

A peça arqueológica, que tem uma altura de 1,25 m e está esculpida em rocha cinza, foi encontrada durante escavações no templo de Montu - o deus da guerra -, situado na região de Arment, em Luxor. Em comunicado, Ibrahim indicou que a estátua representa um rei vestido com a tradicional saia faraônica, sendo que seus detalhes artísticos e o estilo da peça indicam que a mesma data do Império Novo.

Após a descoberta, o responsável egípcio ordenou a transferência da antiguidade ao armazém de um museu para restaurá-la e também pediu que a equipe continuasse suas escavações no templo perante a possibilidade de descobrir a cabeça e extremidades inferiores da estátua.

O santuário de culto a Montu começou a ser construído no Império Médio (1975-1640 a.C.) e foi ampliado durante as consecutivas dinastias faraônicas até a época grega (332-30 a.C).

EFE   
Compartilhar
Publicidade