PUBLICIDADE

Americano brinca com bóson: Europa lembra que somos piores

4 jul 2012 - 20h10
(atualizado às 20h44)
Compartilhar

A notícia sobre a possível descoberta do bóson de Higgs (anunciada nesta quarta-feira, mas que precisa de confirmação) gerou uma onda de piadas na internet. Depois de décadas procurando o bóson, físicos do Centro Europeia de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) anunciaram a descoberta de uma nova partícula, que pode se tratar da de Higgs.

Qual é a origem da expressão 'partícula de Deus'?

Do elétron ao bóson de Higgs: veja a evolução da Física de Partículas

Preços da Ciência: veja quanto custa o acelerador de hádrons

Veja 33 dúvidas sobre astronomia

"No dia em que reservamos para dizer a nós mesmos que a América é grandiosa - 4 de julho - a Europa nos lembra que c... (suck) em ciência", diz no Twitter o astrofísico americano Neil deGrasse Tyson, ao comentar que no Dia da Independência dos Estados Unidos, um centro europeu anunciou a possível descoberta da chamada "partícula de Deus". "A descoberta de Higgs me faz sentir ainda mais pesado. O que precisamos é do anti-Higgs. Uma partícula que manda a massa embora", brinca o cientista.

Mas não foram apenas especialistas que se divertiram. A longa busca deu origem a uma forma de humor contorcido, reservada até agora aos cientistas de partículas. Nesta quarta-feira, as piadas ultrapassaram a fronteira do grupo e chegaram ao grande público.

Em uma das piadas, um bóson de Higgs entra em uma igreja. "Nós não permitimos bósons de Higgs aqui!", grita o padre. "Mas sem mim, como vocês poderão ter missa?", indaga a partícula. A palavra "mass", em inglês, tanto pode significar "missa" quanto "massa".

"Meu Deus, um bóson de Higgs! Oh, espere... foi só um M&M que rolou para baixo da minha mesa", brinca a internauta Nicolle Wahl no Twitter. "Bóson de Higgs descoberto e já à venda no eBay!", zomba Richard Hurst no mesmo site.

O comediante britânico Rory Bremner mirou no ex-CEO do banco Barclays Bob Diamond: "Cientistas descobriram a célebre Partícula Bob, fenômeno que fabrica dinheiro mais rapidamente do que a velocidade da luz." O tema da longa busca pela partícula também foi parar em canecas, cartões e roupas: "Finalmente descobri o bóson de Higgs. Estava atrás do sofá o tempo todo", diz uma camiseta.

Outros itens, no entanto, poderão ficar defasados: "I'm looking at your Big Bosoms, I mean I'm looking for the Higgs Boson. Have you seen it?!!!" (Estou olhando para os seus grandes seios, quer dizer, estou procurando o bóson de Higgs), diz outra camisa.

O bóson de Higgs

O escocês Peter Higgs previu em um artigo publicado em 1964 no periódico científico Physical Review Letters que é uma partícula o que dá massa à matéria. Chamada de bóson de Higgs, em homenagem ao britânico, ela é mais conhecida como "partícula-Deus" ou "partícula de Deus" (esse segundo mais no Brasil) e seria a última peça no quebra-cabeça do Modelo Padrão, a teoria que descreve as partículas elementares.

Segundo o Modelo Padrão, os bósons são as partículas que interagem com outras e criam as forças fundamentais - forte e fraca, que atuam no núcleo atômico, e eletromagnética (há ainda a gravidade, para a qual alguns teóricos defendem existir o gráviton, ainda não comprovado). Higgs afirmou que a massa não seria das próprias partículas, mas resultado da ação de um bóson que reage mais com umas do que com outras.

Como isso ocorre? Os físicos explicam que as partículas colidem com o bóson de Higgs e ficam mais lentas, o que lhes dá massa - e isso difere elas das partículas de pura energia, como o fóton. Algumas colidem mais, outras menos, e isso explica a diferença na massa.

Tendo como primeiro objetivo achar o bóson de Higgs, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) construiu o LHC, um dos experimentos científicos mais caros da história.

Com informações da AFP..

Somente o CMS (sigla em inglês para solenoide compacto de múons) pesa 12,5 mil toneladas
Somente o CMS (sigla em inglês para solenoide compacto de múons) pesa 12,5 mil toneladas
Foto: Cern / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade