0

Aguardar 1 hora entre acordar e fumar diminui risco de câncer

8 ago 2011
12h33
atualizado às 12h47
  • separator

Pessoas que fumam de manhã têm maior probabilidade de desenvolver câncer que aquelas que esperam pelo menos uma hora para acender o primeiro cigarro apenas à tarde. Mais de 7,6 mil pessoas participaram do estudo e aquelas que fumam nos primeiros 30 minutos após acordar mostraram maior probabilidade de ter câncer. As informações são dsite da rede britânica BBC.

A pesquisa publicada no jornal Cancer, publicação britânica especializada, afirma que quem acende o primeiro cigarro pouco depois de acordar tem 79% mais de chances de ter câncer de pulmão do que aquelas que esperam pelo menos uma hora até começar a fumar. Os cientistas da faculdade de medicina Penn State, nos Estados Unidos, afirmaram que os dados são muito significativos mesmo ajustando os resultados para levar em consideração outros fatores como número de cigarros fumados por dia.

Outro estudo publicado no mesmo jornal realizou uma pesquisa similar e concluiu que fumantes que acendem o primeiro cigarro até meia hora depois de acordar têm 59% mais de chances de ter câncer do que aqueles que esperam pelo menos uma hora. O segundo estudo reuniu dados de 1,8 mil fumantes, mas não ofereceu explicação para o fenômeno. O professor britânico Robert West acredita que as pessoas que começam a fumar logo depois de acordar fumam cada cigarro mais intensamente, absorvendo mais nicotina.

Veja também:

Como usar uma máscara facial corretamente
Fonte: Terra
publicidade