PUBLICIDADE

Açúcar adicionado está associado a aumento de pressão

13 jul 2010 - 13h27
Compartilhar

Um novo estudo sugere que alimentos com alto teor de açúcar adicionado pode aumentar o risco de pressão alta. Pesquisadores analisaram dados para 4,538 adultos sem histórico de hipertensão que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, de 2003 a 2006. Aqueles que consumiram pelo menos 73,7g por dia de frutose na forma de açúcar de mesa ou xarope de milho com alto teor de frutose tiveram o dobro do risco de apresentar pressão sistólica mais alta que 160 (o número que fica acima na medição, que significa a pressão sanguínea quando o coração está bombeando, não deve ficar acima dos 120).

"A pressão sistólica é o que realmente interessa aos médicos, porque está relacionada a resultados, e seu aumento pode ser dramático?, disse o Dr. Michel Chonchol, professor associado de medicina do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Colorado, em Denver, e principal autor do artigo, publicado no The Journal of the American Society of Nephrology.

Mas Chonchol alertou que mais pesquisas são necessárias para provar que a frutose adicionada desempenhou um papel causal sobre a hipertensão. "Isso precisa ser provado com o próximo passo, que é um teste controlado randomizado", ele disse.

A Associação Americana do Coração recomenda limitar a quantidade de alimentos e bebidas com açúcar adicionado. Numa declaração do ano passado, a associação disse que "evidências emergentes, porém inconclusivas" sugerem que "o aumento da ingestão de açúcar adicionado possa aumentar a pressão sanguínea".

The New York Times
Compartilhar
Publicidade