PUBLICIDADE

Achado barco de mais de 2 mil anos, o mais antigo do Adriático

24 mai 2012 - 12h11
(atualizado às 15h41)
Compartilhar

Uma equipe de arqueólogos encontrou no fundo do mar no litoral norte da Croácia um povoado neolítico bem conservado e os restos do navio mais antigo descoberto até agora no Adriático, e possivelmente em todo o Mediterrâneo.

Descobertas foram feitas no fundo do mar, no litoral norte da Croácia
Descobertas foram feitas no fundo do mar, no litoral norte da Croácia
Foto: EFE

"Tratam-se de descobertas arqueológicas singulares que supõem um ponto culminante neste campo", disse a arqueóloga Ida Koncani Uhac, do Museu Arqueológico de Istria, e chefe do projeto de pesquisa.

Os achados foram descobertos debaixo da superfície marítima no noroeste da península de Ístria. Os especialistas do museu arqueológico realizam suas pesquisas com ajuda de mergulhadores profissionais desde 2008.

Por meio do emprego do método de datação por radiocarbono, a idade do navio - descoberto a 2,2 m de profundidade - remonta ao primeiro milênio antes de Cristo. Dessa forma, esse é o barco mais antigo descoberto no mar Adriático, explicou a arqueóloga.

A construção naval descoberta é singular, pois suas partes eram unidas por uma técnica peculiar de costura com cordas entre buracos situados nas bordas das pranchas de madeira.

O casco mede aproximadamente 6m de comprimento e 2,4 m de largura. Foram descobertas oito pranchas. Da mesma forma, as pesquisas apontaram que a população neolítica descoberta no mesmo local, a "Atlântida croata", era integrada por casas construídas sobre pilares de madeira, que por permanecer no lodo marinho, foram conservadas de forma inusitada.

"É um povoado pré-histórico do período entre o Neolítico final e Idade de Bronze inicial. O achado se encontra a uma profundidade entre 2,5m e 3,2 m, sobre uma superfície ao redor de 10 mil m²", ressaltou Ida.

Uma pesquisa inicial do povoado revelou uma grande quantidade de ossos de animais e vasilhas pré-históricas de cerâmica.

EFE   
Compartilhar
Publicidade