Vírus que deixa humanos mais “estúpidos” é descoberto

Cientistas da Escola de Medicina Johns Hopkins e da Universidade de Nebraska fizeram a descoberta “sem querer”, durante um estudo de micróbios da garganta

10 nov 2014 - 10h54
Um vírus que afeta as capacidades cognitivas em pessoas saudáveis foi descoberto
Foto: The Independent / Reprodução

Um vírus que infecta o cérebro do ser humano e o torna mais “estúpido” foi descoberto por cientistas americanos. O chamado vírus “algae” não havia sido detectado anteriormente em pessoas saudáveis, mas foi encontrado em análises microscópicas de gargantas, podendo causar alterações nas funções cognitiva e visual. As informações são do The Independent.

Cientistas da Escola de Medicina Johns Hopkins e da Universidade de Nebraska fizeram a descoberta “sem querer”, durante um estudo de micróbios na garganta. Surpreendentemente, as pesquisas encontraram DNA que batia com o do vírus em pessoas saudáveis.

O médico virologista Robert Yolken, quem liderou o estudo, disse que “este é um exemplo impressionante que mostra que os micro-organismos inócuos  que carregamos pode afetar o comportamento e cognição”. Segundo a publicação, muitas características diferentes entre duas pessoas são encodadas nos genes, sendo herdadas pelos pais, mas “muitas dessas diferenças podem ser alimentadas pelos vários micro-organismos que abrigamos e a forma como eles interagem com os nossos genes”.

A pesquisa contou com 90 voluntários, sendo que 40 foram testados como positivo para a presença do algae. Aqueles que têm a presença do vírus se saíram pior em testes de avaliação de medidas, velocidade e processamento visual. Eles também obtiveram pontuações inferiores em tarefas concebidas para medir a atenção.

O corpo humano carrega trilhões de bactérias, vírus e fungos. A maioria é inofensiva, mas as descobertas da pesquisa mostram que alguns micro-organismos podem deteriorar em funções cognitivas.