PUBLICIDADE

Peru: arqueólogos encontram cabeças de pedra com mais de 2 mil anos

As cabeças esculpidas no período pré-inca pesam em média 250 quilos. Os objetos foram encontrados durante escavações no norte do Peru

28 ago 2013 - 07h27
(atualizado às 07h28)
Compartilhar
Exibir comentários
As peças têm formato humano, mas algumas também são semelhantes a animais
As peças têm formato humano, mas algumas também são semelhantes a animais
Foto: EFE

Uma equipe de pesquisadores descobriu um complexo arqueológico em Chavín de Huántar, no norte do Peru. No local, foram encontradas peças esculpidas em forma de cabeças, feitas em pedra, do período pré-inca. A estimativa é que as obras de arte tenham mais de 2 mil anos.

O chefe do grupo de pesquisadores, o arqueólogo americano, John Rick, disse na terça-feira que as peças têm formato humano, mas são semelhantes também a alguns animais.

As peças em pedra foram localizadas quando os pesquisadores faziam escavações na região. As cabeças esculpidas têm 39 centímetros de largura e 43 de altura e pesam, em média, 250 quilos. Rick disse que pela expressão nas esculturas, as faces parecem estar soprando ou assobiando.

A descoberta foi feita na região norte do Peru
A descoberta foi feita na região norte do Peru
Foto: EFE

Segundo o arqueólogo, as cabeças em pedra eram colocadas em cima das fachadas, em locais elevados. De acordo com ele, havia centenas dessas peças. Pelos estudos do período pré-inca, havia crenças na evolução do animal para o homem, daí a avaliação do pesquisador de que há traços de animais mesclados com humanos.

Desde 2004, a organização norte-americana Global Heritage Fund, a Universidade de Stanford e a companhia mineradora Antamina financiam projetos de investigações arqueológicas e de conservação em Chavín de Huántar.

Fonte: Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade