PUBLICIDADE

Pequim amanhece com níveis máximos de poluição

30 nov 2015 - 05h41
(atualizado às 07h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A capital da China amanheceu nesta segunda-feira (30) envolvida em uma densa camada de poluição que mantém a metrópole em alerta laranja, o segundo mais grave depois do vermelho, e a primeira vez que se ativa neste ano, quando acontece em Paris a Conferência do Clima.

Pequim está sob alerta laranja exatamente no dia em que se inicia a Conferência do Clima (COP21) em Paris
Pequim está sob alerta laranja exatamente no dia em que se inicia a Conferência do Clima (COP21) em Paris
Foto: Getty Images

Siga Terra Notícias no Twitter

O medidor de concentração de partículas PM 2,5, aquelas de um diâmetro inferior a 2,5 mícrons e as mais perniciosas para a saúde, da Embaixada dos EUA em Pequim indica esta segunda-feira (30) um resultado de 592 microgramas por metros cúbicos no ar da capital chinesa.

Com um nível recomendado de 20 microgramas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os moradores amanheceram com uma nova sensação de "airpocalypse" (apocalipse do ar), como se denomina popularmente o intenso cinza do céu, que quase não permite visualizar o alto dos arranha-céus da cidade.

Nesta situação, as autoridades de Pequim decretaram no domingo (29) o alerta laranja pela primeira vez este ano, o que obriga as indústrias a reduzir ou cancelar sua produção e que as obras parem o transporte de materiais e desperdícios.

Além disso, se proíbe a circulação de caminhões pesados pelas estradas e se ativou a revisão das licenças para as usinas a carvão, a principal fonte de energia da China e um dos maiores poluentes, enquanto se recomenda aos idosos e às crianças que fiquem em casa.

Apesar deste cenário, o Ministério do Meio ambiente publicou que a China cumpriu com seus objetivos de redução de poluição nos últimos cinco anos.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade