PUBLICIDADE

Papa e chefe da ONU falam sobre meio ambiente e naufrágios de imigrantes

28 abr 2015 - 10h24
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco recebeu nesta terça-feira o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para conversar sobre questões relacionadas com a proteção do meio ambiente e os fatais naufrágios de imigrantes no Mediterrâneo.

"O papa Francisco e eu acabamos de ter uma conversa muito ampla e frutífera", declarou Ban na abertura de um colóquio intitulado "Proteger o planeta, dar dignidade à humanidade", organizado pela Pontifícia Academia das Ciências no Vaticano.

O pontífice publicará uma encíclica sobre ecologia em junho ou julho, que Ban disse esperar "com impaciência".

"A ciência e a religião não divergem sobre a mudança climática", acrescentou o secretário-geral, que celebrou os esforços do papa e da Igreja por "chamar a atenção sobre a necessidade urgente de promover o desenvolvimento sustentável".

Ban disse ainda que também conversaram sobre os recentes naufrágios de imigrantes no Mediterrâneo. "Compartilhamos nossa comoção".

"Milhares de pessoas se afogam. São os mais pobres e os mais fracos, e arriscam suas vidas pela mais ínfima oportunidade. Isso é uma verdadeira lição de humildade", afirmou.

"A prioridade deveria ser proteger os direitos e a dignidade de cada um e salvar vidas", assegurou Ban, que elogiou a decisão europeia de triplicar os fundos da operação de vigilância e resgate Triton, mas se declarou contrário à proposta italiana de bombardear os barcos de traficantes de seres humanos na Líbia.

Nas últimas semanas, vários naufrágios de imigrantes deixaram 1.200 mortos nas águas do Mediterrâneo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade