3 eventos ao vivo

Paleontólogos americanos encontram espécie de dinossauro

24 fev 2010
13h45
atualizado às 14h05

Paleontólogos americanos descobriram, em escavações no estado de Utah, uma nova espécie de dinossauro, denominada Abydosaurus mcintoshi. A descrição da espécie a partir dos fósseis de 105 milhões de anos será publicada no periódico Naturwissenshaften. Parte dos fósseis está em exibição temporária no Museu de Paleontologia da universidade, em Provo, no Utah.

O paleontólogo Brooks Britt mostra fóssil do abydossaurus
O paleontólogo Brooks Britt mostra fóssil do abydossaurus
Foto: Universidade Brigham Young / Divulgação

O animal era um saurópode e pertencia ao grupo de dinossauros quadrúpedes e gigantescos, com pescoço alongado e que se alimentava de plantas, do qual fez parte o mais conhecido braquiossauro. Até o momento, em apenas oito das mais de 120 variedades conhecidas de saurópodes foi possível recuperar crânios completos fossilizados. Agora, os cientistas encontraram quatro, dos quais dois notadamente intactos.

Segundo Brooks Britt, da Universidade Brigham Young, um dos autores do estudo, as cabeças dos saurópodes eram mais leves do que as dos mamíferos, e estavam posicionadas no fim de pescoços muito longos. Os fósseis encontrados pertenceram a quatro espécimes jovens.

Os crânios encontrados agora dão pistas de como os maiores animais que já viveram sobre a terra se alimentavam. Os saurópodes eram herbívoros e trocavam de dentes durante toda a vida.

As informações são da Agência Fapesp

Fonte: Redação Terra
publicidade