PUBLICIDADE

Mundo

Países da América do Sul e da África debatem cooperação no Uruguai

9 jan 2013 - 18h55
(atualizado às 20h00)
Compartilhar

Representantes de 24 países da América do Sul e da África, com litoral no Oceano Atlântico, discutirão na próxima semana, em Montevidéu, como aumentar a cooperação em temas de meio ambiente, mapeamento e exploração de solos marinhos, além da luta contra o crime organizado.

A VII Reunião Ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) - criada em 1986 pela resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas - será realizada em 15 e 16 de janeiro na capital uruguaia.

O encontro incluirá na agenda vários pontos do Plano de Ação de Luanda, de 2007, segundo um comunicado do Ministério uruguaio de Relações Exteriores.

A meta é "gerar mecanismos de cooperação concretos com resultados visíveis, abordando temas ambientais, de segurança aeroportuária e marítima, mapeamento e exploração de solos marinhos, e combate ao crime organizado transnacional", informou.

Nascida como uma iniciativa para promover a paz e a segurança na região e como parte de um processo de revalorização da cooperação sul-sul, desde a sua criação a ZOPACAS realizou apenas seis reuniões de chanceleres, a última em 2007, em Angola.

Segundo o comunicado, participarão também ministros da Defesa de vários países membros da organização.

A ZOPACAS é formada pelos sul-americanos Brasil, Argentina e Uruguai, pelos africanos Angola, Benin, Cabo Verde, Camarões, Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Namíbia, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, África do Sul e Togo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade