PUBLICIDADE

Ouriço ajuda a encontrar lâmpada de 1.400 anos em Israel

Animal cavou uma cova em sítio arqueológico e desenterrou o objeto raro

25 mar 2015 - 15h45
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ouriços constroem seus abrigos entre as ruínas</p>
Ouriços constroem seus abrigos entre as ruínas
Foto: Wikimedia

Arqueólogos israelenses descobriram uma lâmpada datada de 14 séculos graças a um ouriço que cavou uma cova em um sítio arqueológico no centro de Israel - informou nesta quarta-feira (25) a autoridade competente.

Os arqueólogos, que faziam uma inspeção de rotina para combater o roubo de antiguidades em Horbat Siv, repararam em um monte localizado perto da toca de um ouriço. Eles encontraram uma antiga lâmpada de cerâmica intacta, com 14 séculos de idade, resgatada pelo animal.

"O ouriço é um excelente arqueólogo, que sabe escavar de uma maneira incomparável", afirmou Ira Horovitz, da Autoridade de Antiguidades de Israel, em comunicado publicado no site da agência.

"Como o país está cheio de sítios arqueológicos, os ouriços constroem seus abrigos entre as ruínas subterrâneas. Eles se livram dos escombros com habilidade e levam à tona o que encontram, incluindo todos os tipos de objetos arqueológicos", acrescentou.

O governo não perdeu a chance de fazer piadas sobre a descoberta: "Lembramos a todos os ouriços que escavar em sítios arqueológicos sem permissão é crime", brincou Horovitz.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade