PUBLICIDADE

Operários encontram resquícios de período bizantino em Gaza

4 abr 2016 - 15h20
Compartilhar
Exibir comentários

Operários de uma construção em Gaza descobriram ruínas antigas do que arqueólogos dizem poder ser parte de uma igreja bizantina de aproximadamente 1.500 anos de idade, informou o Ministério do Turismo e Antiguidades palestino nesta segunda-feira.

Entre as descobertas estão segmentos de pilares de mármore com capitéis coríntios ornamentados, um com quase três metros de comprimento, e uma pedra de fundação de 90 centímetros com um símbolo grego de Cristo. Quinze peças foram desenterradas, e as escavações continuam.

Ruínas antigas que arqueólogos dizem ser parte de uma igreja do período bizantino em Gaza.
Ruínas antigas que arqueólogos dizem ser parte de uma igreja do período bizantino em Gaza.
Foto: Mohammed Salem / Reuters

"Nossa primeira ideia foi que o local é uma catedral ou igreja do período bizantino", disse Jamal Abu Rida, diretor-geral do ministério. "Durante aquela era, havia um grande interesse dos governantes bizantinos em construir igrejas na Faixa de Gaza".

Gaza foi um porto marítimo próspero durante o período romano, com uma população diversificada de gregos, romanos, judeus, egípcios e persas. Templos pagãos foram destruídos nos séculos 4 e 5 d.C., e a construção de igrejas era uma prática generalizada.

Isso continuou até o general muçulmano Amr ibn al-As conquistar Gaza em 637 d.C., data após a qual a maioria da população adotou o islamismo e locais de culto cristão foram abandonados.

"Ouso dizer que o local tem valor histórico", afirmou Abu Rida, estimando que as ruínas datam de um período entre o ano 395 d.C. e o final dos anos 600 d.C.

A descoberta ocorreu no sábado, quando operários preparavam o terreno para um shopping centre. O Ministério do Turismo e Antiguidades foi chamado e imediatamente descobriu três grandes peças. Mais tarde outras doze foram recuperadas.    

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade