PUBLICIDADE

ONU cobra consumo responsável no Dia Mundial da Água

22 mar 2012 - 10h36
(atualizado às 12h13)
Compartilhar

Após lembrar que 783 milhões de pessoas sofrem com a falta de acesso à água potável no mundo, Margareta Wahlström, representante especial do secretário-geral para redução de riscos de desastres, pediu à população nesta quinta-feira, Dia Mundial da Água, mais responsabilidade no consumo.

A água potável vai mesmo acabar; tire suas dúvidas

Em comunicado, Macareta afirmou que a celebração do Dia Mundial da Água deveria vir acompanhada de uma "reflexão sobre os desafios do desenvolvimento sustentável e sobre as ações que cada um pode fazer para evitar o desperdício desse bem natural".

"Vivemos em um mundo onde a água potável é cada vez mais escassa. Precisamos entre 10 e 15 vezes mais água para produzir um quilo de carne do que um de trigo. Em 2030, vamos necessitar pelo menos 50% a mais de comida, 45% de energia e 30% de água", acrescentou.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unicef anunciaram que foi possível cumprir a meta estipulada pelos Objetivos do Milênio (ODM), que visava reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso à água potável, três anos antes do estipulado.

Apesar desta conquista, ainda existem 783 milhões de pessoas, 11% da população mundial, que não possui acesso à água potável, a maioria (40%) na África Subsaariana.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade