PUBLICIDADE

Ondas gigantes arrasam costa do Pacífico; de onde elas vêm?

Especialistas explicam o que gera este fenômeno, muitas vezes confundido com tsunamis

6 mai 2015 - 14h20
(atualizado às 14h50)
Compartilhar
Exibir comentários
As ondas originadas pelo fenômeno do swell são mais perigosas e mais fortes
As ondas originadas pelo fenômeno do swell são mais perigosas e mais fortes
Foto: BBC Mundo / Copyright

Da Califórnia (EUA) ao Chile, toda a costa do oceano Pacífico no continente americano tem enfrentado ondas gigantescas desde o fim de semana até esta terça-feira.

Em Coyuca, no México, as ondas alcançaram uma altura recorde de 10 metros, segundo as autoridades de defesa civil.

Ao menos cinco pessoas morreram desde sábado no Chile, no Panamá e no México por causa das ondas. E o alerta continua em vários países.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Mas a que se deve esse fenômeno?

Nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a sugerir que seria um tsunami sobre o qual não teria sido lançado nenhum alerta, mas essa informação não procede.

Entenda formação de tsunami como o do Oceano Índico de 2004:

Enquanto um tsunami é provocado por um terremoto submarino, as ondas dos últimos dias são geradas por ciclones.

Todo ano, durante o outono e o inverno austral, formam-se tormentas no sul do Pacífico que geram grandes ondas, e elas são tão fortes que se sustentam ao longo de milhares de quilômetros.

Em alguns casos, essas ondas gigantes viajam mais de 11 mil quilômetros. É o fenômeno que os meteorologistas conhecem como "swell".

Ondas mais perigosas

As ondas que se formam na Nova Zelândia, por exemplo, durante um ciclone podem chegar à costa de Los Angeles dias depois.

Elas também tendem a ser mais intensas do que as que chegam normalmente na costa, que se formam ali por perto.

São muito mais perigosas do que as ondas comuns, explicou à BBC Miguel Ángel Gallegos, do Serviço Meteorológico Nacional do México.

"A longitude da onda é tão grande que, desde a praia, já dá para perceber que não é uma onda normal", disse o meteorologista. "É como se o mar estivesse se levantando."

Especialistas como Gallegos medem a intensidade do "swell" com base na frequência entre uma onda e outra - quanto maior a frequência, maior a intensidade.

O fenômeno que tem atingido a costa americana é um pouco mais intenso do que o habitual, segundo Martin Nelson, do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

A previsão é de que o fenômeno comece a enfraquecer nos próximos dias. Enquanto isso, os centros de emergência deverão continuar atentos, segundo Nelson.

Furacão provoca 'super ondas' e assusta moradores:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade