PUBLICIDADE

'Olho biônico' devolve a visão a pacientes cegos na Inglaterra

3 mai 2012 12h29
| atualizado às 13h36
Publicidade

Dois homens cegos da Inglaterra tiveram a oportunidade de enxergar novamente pela primeira vez em mais de duas décadas depois de passarem por um implante de um microchip de "olho biônico", de apenas 3 milímetros.

Primeiro grupo de pacientes britânicos a receber microchip eletrônico começou a enxergar poucas semanas após a cirurgia
Primeiro grupo de pacientes britânicos a receber microchip eletrônico começou a enxergar poucas semanas após a cirurgia
Foto: Mail Online / Reprodução

Médicos acreditam que um dos pacientes, Chris James, de Wiltshite, será capaz de reconhecer rostos uma vez que seu cérebro aprender a enxergar também. "Eu sempre tive em mente que um dia eu seria capaz de enxergar novamente", conta Chris.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, cirurgiões em Oxford, sob o comando do professor Robert MacLaren, encaixaram o chip atrás do olho de Chris em uma operação de oito horas.

O outro paciente, Robin Millar, de Londres, teve o chip implantado abaixo da retina. "Desde que o chip foi ativado eu consigo detectar a luz e distinguir silhuetas de determinados objetos, o que é um sinal encorajador", conta o produtor musical de 60 anos.

"Eu até sonhei com cores vívidas pela primeira vez em 25 anos, então uma parte do meu cérebro que tinha adormecido está acordada! Acredito que isso é incrivelmente promissor para futuros estudos na área e estou feliz em poder contribuir", diz Millar.

Os especialistas em olhos que desenvolveram a nova tecnologia afirmaram que o primeiro grupo de pacientes britânicos a receber o microchip eletrônico estavam "ganhando visões" semanas depois da cirurgia. A novidade traz novas esperanças às pessoas que sofrem com Retinose Pigmentar, uma condição genética que leva a cegueira incurável.

Fonte: Terra
Publicidade