PUBLICIDADE

Obama garante que EUA querem acordo ambicioso e cumprirão compromissos

1 dez 2015 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se posicionou nesta terça-feira a favor de conseguir um acordo climático ambicioso e garantiu que seu país cumprirá os compromissos climáticos que assumir, inclusive se seu sucessor for republicano.

"O povo pode acreditar que cumpriremos (os compromissos assumidos)", afirmou em entrevista coletiva concedida após sua participação na Conferência do Clima de Paris, na qual defendeu que seja definido um "objetivo ambicioso" de redução de emissões de dióxido de carbono (CO2).

Obama declarou que confia "na sabedoria dos americanos" para colocar novamente um democrata no poder, mas considerou que "mesmo se (o próximo presidente americano) for de um partido diferente, uma das coisas ele encontrará ao assumir o posto será pensar de maneira diferente do que quando era candidato".

"A liderança dos EUA não tem a ver apenas com o lugar de onde você vem, o presidente está no centro do que acontece em todo o mundo e sua credibilidade e a habilidade do país para influir no que ocorre depende do quão sério você considere o que é importante para outros países", comentou.

O líder americano lembrou que a 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) foi provavelmente a maior reunião de líderes da história da humanidade e destacou que "o mundo todo está levando a mudança climática muito a sério, como um problema muito grande".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade