PUBLICIDADE

Obama elogia papa por mensagem "clara e forte" sobre mudança climática

18 jun 2015 - 19h29
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta quinta-feira que admira "profundamente" a decisão do papa Francisco de publicar uma encíclica na qual pede "com clareza, força e toda a autoridade moral de sua posição" uma ação contra a mudança climática.

"Temos uma profunda responsabilidade de proteger nossos filhos, e os filhos de nossos filhos, dos efeitos danosos da mudança climática", ressaltou Obama em comunicado no qual ressaltou que os Estados Unidos devem "ser um líder nesse esforço".

Obama citou seu compromisso com ações "audazes" em seu país e no exterior para reduzir as emissões de gases poluentes, aumentar o uso de energias limpas e fomentar uma "administração responsável" dos recursos naturais.

"Também devemos proteger os pobres, que menos fizeram para contribuir para esta crise que se avizinha", frisou.

O presidente americano acrescentou que espera falar sobre mudança climática com o papa quando o pontífice visitar a Casa Branca, em setembro.

"E enquanto nos preparamos para as negociações globais sobre o clima em Paris em dezembro, é minha esperança que todos os líderes do mundo - e todos os filhos de Deus - refletirão sobre a ligação do papa Francisco a se unirem para cuidar de nosso lar comum", concluiu.

Em outro comunicado, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que a "poderosa" encíclica do papa e seu apelo para que "todas as religiões trabalhem juntas" frente à mudança climática "reflete a urgência do desafio".

Nesta semana, o governo americano anunciou que coordenará um investimento do setor privado de US$ 4 bilhões para reduzir as emissões de dióxido de carbono e potencializar o uso de energias renováveis, como parte de sua estratégia de luta contra a mudança climática.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade