PUBLICIDADE

Nova esperança para quem precisa de transplante de coração

4 fev 2015 - 08h53
Compartilhar

Modelo desenvolvido na Alemanha apresentou sucesso em animais. Pesquisadores superam os últimos desafios para começar o uso em humanos. Dificuldade é criar uma máquina capaz de bombear sangue no ritmo correto.

Nesta edição do Futurando você vai conhecer um novo modelo de coração artificial desenvolvido na Alemanha. A dificuldade é criar uma máquina capaz de bombear sangue no ritmo correto, pois se for muito devagar, o sangue aglutina. Se for muito rápido, ele estraga.

Em 2001, uma empresa americana já havia desenvolvido um coração artificial. Em três anos, 14 pacientes receberam o implante. Em princípio, tudo ocorreu bem, até aparecerem complicações. O sangue aglutinava e formava coágulos que migravam para o cérebro. Alguns pacientes morreram de derrame cerebral. A equipe alemã de pesquisadores conseguiu encontrar soluções para este e outros problemas e está otimistas com os resultados.

Além disso, o Futurando apresenta dados brasileiros de transplante de órgãos. De acordo com a associação brasileira de transplante de órgãos, 259 pessoas aguardam na fila por um coração. O número só não é maior porque muitos morrem durante a espera.

Confira a nova impressora de órgãos de plástico que pode ajudar cirurgiões. A máquina imprime até coração em 3D. Por ser muito precisa, o modelo produzido no aparelho ajuda os médicos a se preparar para cirurgias.

Tecnologia no cotidiano

Nesse programa você também vê como o raio laser ajuda na detecção de substâncias usadas na fabricação de bombas. Sob ação dele, materiais explosivos refletem a luz de forma bem específica e, assim, pesquisadores conseguem detectar substâncias perigosas.

O Futurando mostra como a polícia testa um novo software para prever arrombamentos. Prognósticos de áreas mais perigosas ajudaram a polícia de Zurique, na Suíça, a diminuir número de arrombamentos.

E saiba onde o mundo virtual se encontra com o real. A chamada realidade aumentada é a tecnologia que, levando em conta objetos reais, apresenta as informações extras da internet. Isso possibilita, por exemplo, manuais de carro interativos.

Tudo isso você só vê no Futurando!

Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura todas as quintas-feiras, às 20h30, com reprise aos domingos às 13h30; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40. O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade