PUBLICIDADE

Doença rara deixa menino chinês com pé de 'hobbit'

22 nov 2012 - 15h45
(atualizado às 17h12)
Compartilhar

O chinês Xiao Meng sofre de uma rara condição que faz seu pé inchar, o que dificulta sua locomoção e causa dores ao jovem. O menino de 14 anos, apelidado de "hobbit" (raça que faz parte da mitologia criada pelo escritor J.R.R. Tolkien e que tem pés grandes e peludos) pelos colegas, sofre de neurofibromatose congênita. O caso comoveu a população local e a família recebeu centenas de milhares de dólares em doações após o jovem aparecer na mídia local. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Comoção levou hospital a prometer tratamento para o menino sem custos para a família
Comoção levou hospital a prometer tratamento para o menino sem custos para a família
Foto: Daily Mail / Reprodução

De homem que não sente dor a menina que não envelhece; veja casos raros da medicina

Segundo os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, a condição é rara e afeta uma a cada 3 mil pessoas - mas existem variações ainda mais raras, sendo que algumas afetam apenas uma a cada 25 mil pessoas.

"Nós somos uma família simples e me parte o coração vê-lo sofrer, mas não temos dinheiro para remédios", diz o pai, Meng Zhaoguang. "Eu gosto de ir à escola, mas dói caminhar e eu não consigo ir rápido ou participar de muitas brincadeiras. As crianças às vezes me chamam por nomes, mas elas não querem ser cruéis", diz o adolescente.

Os professores do menino lançaram uma campanha para arrecadar fundos para seu tratamento - e tiveram o apoio da mídia chinesa. Após a comoção causada pelo caso, um hospital prometeu fazer o tratamento gratuitamente.

Xiao agora precisará passar por uma operação para retirar o excesso de crescimento. O próximo passo será aprender a usar o pé após a cirurgia. "Nós temos como tratar a condição e, quando ele estiver estável, nós planejamos reduzir o tamanho do pé e assim ele vai parecer mais normal", diz Tang Yujin, do Hospital da Criança de Xangai.

As NIH explicam que a neurofibromatose é na verdade um grupo de três diferentes desordens genéticas. Elas causam o crescimento de tumores - geralmente benignos - no sistema nervoso. A causa da doença é desconhecida, mas acredita-se que esteja ligada a mutações nos genes que trabalham na supressão do crescimento de células do sistema nervoso.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade