Arqueólogos identificam lanças de 500 mil anos na África

15 nov 2012 - 17h06
(atualizado em 23/7/2018 às 09h55)
Exibir comentários

Pesquisadores das universidades de Toronto (Canadá), do Arizona (EUA) e da Cidade do Cabo (África do Sul) afirmam ter achado evidências da produção de lanças há 500 mil anos - cerca de 200 mil anos antes das mais antigas armas desse tipo conhecidas. A descoberta, afirmam os arqueólogos, pode mudar a forma que pensamos sobre as adaptações humanas e as capacidades antes mesmo do surgimento da nossa espécie. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira na revista Science.

Cientistas fizeram experimento com réplicas para descobrir se pedras eram usadas em pontas de lanças
Foto: Jayne Wilkins / Divulgação

"Esta descoberta demonstra uma série de comportamentos complexos em ancestrais humanos que viveram 500 mil anos atrás, que é mais cedo do que se pensava anteriormente. Fazendo uma lança de ponta de pedra requer pedra, madeira e materiais de ligação e de muito mais tempo do que apenas afiando uma lança de madeira. Esta é uma tecnologia complexa, que exige planejamento, preparação e tempo. Todos os materiais devem ser reunidos, preparados e montados muito antes de qualquer caça ocorrer", diz ao Terra Jayne Wilkins, do Departamento de Antropologia da universidade canadense.

O método usado pelos pesquisadores já é bem conhecido e consiste em testar reproduções das pontas em uma lança que atinge a carcaça de um animal. As lâminas de pedra tiveram, após o impacto, certas características que são mais comuns quando arremessadas do que comparadas com outros usos. "Nós sabemos que são pontas de lanças porque, quando pontas de pedras são usadas em lanças, pequenas lascas e rachaduras aparecem na pedra, e algumas rachaduras são características de fortes impactos. Foi isso que nós encontramos em um experimento no qual replicamos as pontas de pedra, prendemos elas a lanças e atiramos em um animal morto com uma besta (arma similar ao arco) calibrada. O dano do experimento e o dano que vimos nas pontas de pedra de 500 mil anos são notavelmente similares", diz a pesquisadora.

Quem usava essas lanças?

Se o ser humano só surgiu - até onde sabemos - cerca de 300 mil anos depois, surge a dúvida: quem usava essas armas? Segundo Jayne, a taxonomia dos ancestrais humanos na África e Europa nessa época ainda não é bem entendida e nenhum fóssil foi descoberto ainda na região de Kathu Pan 1 - onde foram achadas as lâminas.

"A idade da camada das pontas é de 500 mil anos e precede a primeira aparição dos neandertais, assim como a origem dos humanos modernos. Estudo genéticos recentes situaram o ancestral comum mais recente de neandertais humanos modernos em entre 400 mil e 800 mil anos atrás, então os produtores das lanças foram um ancestral, ou muito próximo, da divergência humanos-neandertais. A maioria dos estudiosos considera este ancestral como sendo o Homo heidelbergensis, cuja capacidade cranial estava dentro de 10% da nossa própria, mas ainda seria muito diferente do moderno Homo sapiens", diz a cientista.

O uso das lanças

Conforme a pesquisadora, as primeiras armas de pedra deveriam ser muito simples. Essa tecnologia seria muito difícil de ser identificada arqueologicamente. Contudo, usar pedra afiada na ponta de uma lança é um grande avanço, inclusive sobre simples lanças de madeira afiadas.

"Prender uma ponta de pedra em uma lança essencialmente adiciona uma lâmina afiada para a ponta. Esta lâmina vai causar mais dano interno para matar a presa mais rápido, mas também cria um dano maior que vai levar a uma trilha de sangue, permitindo aos caçadores seguir o animal machucado e não perdê-lo na sua fuga. Pontas de pedra aumentavam a chance do sucesso da caça, e pensamos que isso teve um grande impacto na dieta de nossos ancestrais e é possível que esteja ligado ao crescimento do tamanho do cérebro que vemos nos registros fósseis nessa época."

Como saber que não são pedras comuns?

Outra dúvida que surge é: como os arqueólogos sabem que aqueles objetos não são pedras comuns? "Quando a pedra é modificada intencionalmente por humanos ela exibe certas características diagnósticas. Para fazer uma pedra, você acerta uma rocha - o 'núcleo' - com uma rocha mais dura - um 'martelo' - para desprender uma lâmina com várias extremidades afiadas. Essa lâmina tem características que a faz parecer diferente de uma rocha que quebra devido a um processo geológico natural. Como arqueólogos, nós passamos muito tempo olhando para ferramentas antigas assim como pedras ordinárias, sem modificações, e, após um pequeno treino, se torna muito claro quando ela foi quebrada intencionalmente."