Estudo: alga e peixe trocam sinais de emergência em recife

8 nov 2012 - 17h06

Um estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) feito nas ilhas Fiji achou indícios de que corais sob ataque de algas tóxicas mandam sinais químicos para que certas espécies de peixes as salvem. Segundo os cientistas, o sinal serve como uma "ligação para o 911 (número dos serviços de emergência da polícia em diversos países, como nos EUA)" e os peixes respondem em minutos. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira na revista Science.

O caboz é um tipo de peixe pequeno (cerca de uma polegada de comprimento) e que passa sua vida em corais específicos em relação simbiótica - eles protegem sua casa, enquanto os corais os defendem de predadores naturais. Os pesquisadores afirmam que esta relação é a primeira conhecida na qual uma espécie dá sinais químicos à outra para remover ameaças.

"Existe uma cuidadosa e matizada dança de odores que faz tudo isso ocorrer. O peixe evoluiu para perceber o odor liberado na água pelo coral e ele rapidamente cuida do problema", diz Mark Hay, professor do Georgia Tech.

Durante o estudo, os pesquisadores colocaram filamentos de Chlorodesmis fastigiata, uma alga especialmente tóxica para corais, em contato com um coral da espécie Acropora nasuta, considerada importante para o ecossistema, já que tem rápido crescimento e ajuda na estrutura dos recifes. Em poucos minutos, duas espécies de caboz apareceram e se livraram do invasor.

Os corais nos quais viviam esse tipo de peixe, a quantidade de algas tóxicas caiu 30% durante um período de três dias e o dano no coral caiu entre 70 e 80%. Nos corais sem o pequeno peixe, não houve queda na população de alga e os danos foram severos.

Os cientistas então coletaram amostras de água próximas de algas, de algas em contato com coral e de coral que teve contato com o invasor tóxico 20 minutos após este ser removido. Depois, eles liberaram as amostras em corais com esse tipo de peixe. Eles descobriram que duas últimas amostras atraíam o peixe. "Nós descobrimos que o coral emite algum tipo de sinal que atrai o peixe para remover a alga (...) (já que) o peixe não responde para a alga sozinha."