PUBLICIDADE

Espécie de café pode ser extinta por causa das mudanças no clima

Espécie de café pode ser extinta por causa das mudanças no clima

8 nov 2012 - 13h11
(atualizado às 13h14)
Compartilhar

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira aponta que as mudanças climáticas devem provocar o desaparecimento do grão de café arábica, espécie originária da Etiópia e responsável por 70% do consumo de café no mundo. As informações são do Daily Mail.

De acordo com os pesquisadores do Jardim Botânico Real, de Londres, os locais selvagens onde as plantas crescem sem a interferência da agricultura podem ficar impróprios até o ano de 2080 por causa das mudanças climáticas, aliadas à perda de florestas e a pragas invasoras.

O maior vilão, segundo os cientistas, é o aumento da temperatura global por causa das emissões de gases causadores do efeito estufa. Como o café é altamente sensível a mudanças ambientais, qualquer variação na temperatura média pode ter um impacto sobre as colheitas.

Devido a sua grande diversidade genética, o arábica selvagem tem importância fundamental para a indústria do café e sua extinção pode trazer impactos globais. "É fundamental que preservemos arábica em seu habitat natural. Sem essas reservas selvagens, a indústria do café ficará vulnerável a pragas e doenças", disse Aaron Davis, chefe da pesquisa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade