PUBLICIDADE

Cientistas da Curiosity voltam a trabalhar no horário da Terra

7 nov 2012 - 21h57
Compartilhar

Após três meses trabalhando no "horário de Marte", o time da sonda Curiosity vai voltar ao dia normal de 24 horas. O dia marciano tem 40 minutos a mais que na Terra, o que fez com que a cada dia o horário mudasse um pouco e a equipe de cientistas e engenheiros acabava por trabalhar muitas vezes ao longo da noite. A partir desta semana, o time passa a trabalhar entre 8h e 20h - no horário local da Califórnia, onde fica o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da Nasa.

Curiosity tira autorretrato em Marte
Curiosity tira autorretrato em Marte
Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems / Divulgação

Cerca de 200 engenheiros do JPL e aproximadamente 400 cientistas, a maior parte de outras instituições de pesquisa, participam do grupo da Curiosity. Outra mudança é que, a partir de agora, os pesquisadores que não fazem parte do laboratório continuam a trabalhar no projeto, mas de suas instituições de pesquisa.

A participação desses cientistas se dará por teleconferências e pela internet. "A fase que estamos completando, trabalhando juntos no mesmo local, tem sido de incrível valor para a construção do time e para conhecermos uns aos outros sob a pressão dos cronogramas diários", diz Joy Crisp, cientista do JPL. "Nós chegamos a um ponto no qual podemos continuar a trabalhar juntos sem a necessidade de as pessoas viverem longe de suas casas."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade