PUBLICIDADE

Da Guerra Fria à cooperação: Corrida Espacial completa 55 anos

4 out 2012 - 12h01
Compartilhar

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se viu polarizado entre as duas potências aliadas: de um lado os Estados Unidos, capitalistas, e de outro a União Soviética, socialista. Assim, antagonizada por esses sistemas econômicos, começava a Guerra Fria, um período de tensão entre dois gigantes que nunca chegaram a se atacar.

Neil Alden Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua em missão da Apollo 11 no dia 20 de julho de 1969
Neil Alden Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua em missão da Apollo 11 no dia 20 de julho de 1969
Foto: AP

A faceta mais célebre dessa disputa começou há 55 anos, quando os russos lançaram ao espaço o satélite Sputnik, em 4 de outubro de 1957. No mês seguinte, a cadela russa Laika foi o primeiro terráqueo a viajar ao espaço. Em 1958, surgiu a Nasa e, a partir daí, a contenda só se intensificou - Yuri Gagarin de um lado, Neil Armstrong de outro - até a dissolução do bloco soviético.

O gigantesco salto para a humanidade, que chegou à Lua em 1969, colocou os EUA em uma liderança inconteste nessa briga pelo domínio do espaço. Mesmo com o fim da Corrida Espacial, no entanto, o ser humano ainda está longe de ter alcançado todas as suas metas extraterrestres. A corrida agora, para levar o homem a Marte e sondas além da heliosfera, ganhou caráter pacífico e nova concorrência: as potências asiáticas.

Confira a seguir fatos que marcaram o período.

INFOGRÁFICO

Corrida Espacial:
Da Guerra Fria à cooperação internacional, veja o que marcou a Corrida Espacial há 55 anos e o que esperar do futuro

Fonte: GHX Comunicação
Compartilhar
Publicidade