Estudo diz que fraude em pesquisas científicas aumentou dez vezes

2 out 2012 - 09h08

Um estudo de pesquisadores da Faculdade de Medicine Albert Einstein, nos Estados Unidos, sugere que a proporção de artigos que foram "despublicados" por motivo de fraude aumentou em dez vezes de 1975 até os dias de hoje. A pesquisa, publicada na revista americana PNAS, analisou documentos de ciências biomédicas na base PubMed e observou que aproximadamente metade dos mais de 2 mil artigos sofreram "retratação" por envolver fraude - invenção de dados e manipulação de experimentos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A equipe de pesquisadores, liderada por Arturo Casadevall concluiu que apenas um quarto dos artigos estudados foram "retratados" devido a erros simples, como plágio ou dupla publicação. Segundo os autores da pesquisa, a correlação entre artigos fraudulentos e revistas de alto impacto sugere que os louros de publicar em tais revistas são um grande incentivo a atitudes antiéticas. Neste ano, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal órgão federal de apoio à pesquisa no país, criou a Comissão da Integridade na Atividade de Pesquisa, responsável por receber denúncias e conduzir investigações sobre casos de má conduta, que já analisou sete casos de plágio, sendo que três ainda estão em andamento.