PUBLICIDADE

Do 1º homem na Lua à carona de russos: Nasa completa 54 anos

1 out 2012 - 18h29
(atualizado em 5/10/2012 às 16h31)
Compartilhar

"Missão completa, Houston." Com essas palavras, o comandante Chris Ferguson encerrou, em julho de 2011, a última viagem do ônibus espacial americano Atlantis, que acumula quase cinco mil órbitas realizadas em volta da Terra. No último dia 20, o seu colega Endeavour, com 25 missões nas costas e quase tantas órbitas quanto o Atlantis, foi visto sobrevoando o céu dos Estados Unidos, mas dessa vez levado por um avião de transporte, de Houston até Los Angeles, onde será mantido como peça de museu no Centro Científico da Califórnia.

Columbia entrou para a história como o primeiro ônibus espacial lançado. Em 2003, explodiu ao entrar na atmosfera, matando os sete membros da tripulação
Columbia entrou para a história como o primeiro ônibus espacial lançado. Em 2003, explodiu ao entrar na atmosfera, matando os sete membros da tripulação
Foto: Getty Images

A aposentadoria dessas imponentes aeronaves é decorrente do final do Shuttle Program, o programa de ônibus espaciais da Nasa, e serve para simbolizar a atual situação da agência americana, que nesta segunda-feira completa 54 desde que iniciou suas operações. Cortes no orçamento e nos recursos humanos de seus fornecedores são outros capítulos da recente história da agência, principalmente após a crise econômica mundial que explodiu em 2008 no sistema financeiro americano.

O presidente Barack Obama, contudo, prometeu esforços para reerguer a Nasa, direcionando-a a um novo caminho: a conquista de Marte. Para entender melhor o momento atual da agência, conheça a seguir o papel que ela teve na epopeia da conquista espacial.

INFOGRÁFICO

Nasa completa 54 anos:
Do primeiro homem na Lua à carona com os russos, confira o panorama histórico da agência espacial americana

Fonte: GHX Comunicação
Compartilhar
Publicidade