PUBLICIDADE

Morador acha fóssil de baleia de 6 mil anos no litoral de SP

21 set 2012 - 12h02
(atualizado às 20h45)
Compartilhar

Um grupo de pesquisadores e alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São Vicente, no litoral de São Paulo, recolheu fósseis de uma baleia azul na praia de Iguape. A previsão é de que o material esteja no local há, pelo menos, seis mil anos.

 A previsão é de que o material esteja no local há, pelo menos, seis mil anos
A previsão é de que o material esteja no local há, pelo menos, seis mil anos
Foto: Francisco Sekiguchi Buchmann/Unesp / Divulgação

Os restos do animal foram encontrados por um morador da cidade, que avisou a equipe da universidade. As oito peças estão sendo restauradas para preservação. Parte do fóssil foi encaminhada para os Estados Unidos para análise.

De acordo com o professor e oceanógrafo Francisco Buchmann, a intensa erosão na última década tem favorecido a pesquisa na região. "Nos últimos 10 anos, várias casas foram derrubadas e debaixo delas foram encontrados os fósseis".

Segundo Buchmann, com o achado será possível fazer uma comparação entre animais da mesma espécie encontrados em outras regiões do Brasil e até mesmo do mundo. "É a segunda ocorrência no Estado de São Paulo e, provavelmente, a primeira fóssil. No Rio Grande do Sul tem outras ocorrências. Dá para fazer uma relação da ocorrência de cetáceos. (...) A mesma espécie pode ter várias populações. Agora poderemos comparar a população do RS com a de SP. E, mais tarde, com outras partes do mundo, tendo uma ideia dos aspectos migratórios".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade