PUBLICIDADE

vc repórter: baleias-francas são vistas em Ubatuba, litoral de SP

19 set 2012 - 20h38
(atualizado em 21/9/2012 às 15h18)
Compartilhar

Os moradores e turistas de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, contam com visitantes ilustres em suas praias desde a última quinta-feira, 13. Duas baleias-franca, mãe e filhote, já foram vistas nas praias do Lázaro, Sununga e Sete Fontes.

Segundo a bióloga marinha Gabriella Branco de Mello, não é tão comum ver a espécie pelas águas da cidade, já que que normalmente as baleias preferem as praias de Santa Catarina. "A última vez que vimos baleias-francas em Ubatuba foi há dois anos. Acredito que, além de a cidade servir como rota de passagem, a mãe está aproveitando para amamentar o filhote, que não deve ter um ano".

As baleias-francas podem atingir mais de 17 m de comprimento, segundo dados do Projeto Baleia Franca. As fêmeas adultas, segundo registros de captura, podem chegar a pesar mais de 60 t, enquanto que para os machos pesos acima de 45 t não são incomuns.

Os filhotes nascem, normalmente, entre junho e dezembro, já com cerca de 5 m de comprimento e um peso entre 4 e 5 t; nas primeiras semanas de vida o filhote pode adquirir cerca de 50 kg por dia de peso, graças ao leite rico em gordura proporcionado pela mãe.

As internautas Paty Juliasz e Paula Juliasz de Morais, de Ubatuba (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Segundo bióloga marinha, não é comum ver as baleias da espécie pelas águas da cidade já que, normalmente, elas preferem as praias de Santa Catarina
Segundo bióloga marinha, não é comum ver as baleias da espécie pelas águas da cidade já que, normalmente, elas preferem as praias de Santa Catarina
Foto: Paula Juliasz de Morais / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade