PUBLICIDADE

Índia anuncia projeto para enviar missão a Marte em 2013

15 ago 2012 - 06h37
(atualizado às 09h45)
Compartilhar

O primeiro-ministro indiano Manmohan Singh afirmou, nesta quarta-feira, que o país planeja enviar uma missão especial para Marte já em 2013, com o objetivo de coletar informações científicas sobre o planeta. " "Nossa sonda espacial se aproximará de Marte e coletará informações científicas", declarou. A missão custará de 70 a 90 milhões de dólares.

Estudantes formam um mosaico com as cores da bandeira indiana
Estudantes formam um mosaico com as cores da bandeira indiana
Foto: Reuters

Singh aproveitou as cerimônias do 65º aniversário da independência do país para exaltar os avanços tecnológicos indianos. Apesar de não divulgarem o nome da missão, cientistas projetaram que o veículo espacial levaria aproximadamente 11 meses para se aproximar do solo marciano.

A missão abre uma nova etapa na ambiciosa corrida espacial da Índia, que projeta o primeiro voo espacial tripulado para 2016. Para o lançamento da sonda será utilizado um foguete de 320 toneladas, que partirá da base da Organização Indiana para a Pesquisa Espacial (ISRO) em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh (sul). O lançamento pode acontecer a partir de novembro de 2013, segundo a agência Press Trust of India.

Em 1963 um programa espacial para reduzir sua dependência de outros países no lançamento de satélites. O país entrou no mercado internacional de lançamentos comerciais com a entrada em órbita, em 2007, de um satélite italiano. Em janeiro de 2008, um foguete indiano lançou um satélite espião israelense. Na última semana, a Nasa concluiu com sucesso o envio da sonda Curiosity a Marte, feito pioneiro no estudo do planeta.

Com informações da AFP e do jornal Daily Mirror.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade