PUBLICIDADE

Curiosity deve realizar movimentos de teste em uma semana

14 ago 2012 - 18h27
(atualizado às 19h27)
Compartilhar

O robô explorador Curiosity começará a se movimentar pela superfície de Marte em menos de uma semana, enquanto os especialistas seguirão analisando as imagens de alta resolução enviadas para determinar sua rota, informou a Nasa nesta terça-feira.

A Nasa divulgou nesta terça uma imagem feita pela câmera HiRISE, a bordo do satélite Mars Reconnaissance Orbiter, que mostra a sonda Curiosity na superfície de Marte, mas é preciso zoom para ver melhor
A Nasa divulgou nesta terça uma imagem feita pela câmera HiRISE, a bordo do satélite Mars Reconnaissance Orbiter, que mostra a sonda Curiosity na superfície de Marte, mas é preciso zoom para ver melhor
Foto: Nasa / Divulgação

Em uma semana, o robô deverá começar a se movimentar sobre a superfície de Marte em caráter de teste. No entanto, dentro de um mês, o Curiosity já deverá ter condições de utilizar seus instrumentos e braços mecânicos para analisar a composição do solo de Marte.

Segundo os cientistas, o Curisosity deverá demorar um ano até chegar às encostas do monte Sharp (Agudo). "Vamos girar as rodas um pouco em Sol 13 e dirigir uns metros para frente, girar e voltar para trás em Sol 15", indicou em uma teleconferência Michael Watkins, chefe da missão MSL do Curiosity. A palavra Sol e o número seguinte indicam os dias das operações do Curiosity desde sua aterrissagem em Marte na última semana. Hoje, por exemplo, a missão se encontra em Sol 9.

Segundo os responsáveis pela missão, o robô deverá percorrer uma média de distância equivalente a um campo de futebol por dia e, por isso, necessitaria de cerca de 100 dias para chegar ao monte Sharp. Uma vez no local, o plano é subir alguns metros do monte Sharp, situado à beira da cratera Gale.

Em pouco mais de uma semana na superfície de Marte, o robô explorador continua emitindo suas surpreendentes imagens, como as que foram publicadas hoje pela Nasa, as quais mostra o entorno que rodeia o robô em alta resolução, assim como as imagens vindas do satélite Mars Reconnaissance Orbiter, em órbita marciana, que marcam com grande precisão o lugar onde o Curiosity se encontra.

As imagens mostram um novo panorama das dunas de Marte, o terreno composto por pequenas pedras e o horizonte de montes onde se encontra o robô, o que ajuda os pesquisadores a planejar as rotas de aproximação ao Monte Sharp, o principal objeto de estudo do Curiosity.

EFE   
Compartilhar
Publicidade