Recursos para educação genética oferecem nova forma de aprendizado

9 ago 2012 - 10h04

A Sociedade de Genética do jornal americano Genetics está oferecendo artigos chamados "Primers" como fonte para a educação. Os textos são criados para permitir investigações de vanguarda científica às salas de aula fazendo com que artigos sejam acessíveis aos estudantes.

O principal objetivo do Primer é "fazer pesquisas e genética acessíveis para uma audiência mais ampla, não apenas pesquisadores, doutorandos e graduados, mas também para estudantes de graduação e seus instrutores", disse Elizabeth A. De Stasio, professora do departamento de biologia da Lawrence University, em Appleton, no estado americano de Wisconsin, e editora da seção do Primer do jornal Genetics.

"Com jargão e técnicas não tão conhecidas, a pesquisa preliminar pode ser inacessível para diversos estudantes", adicionou Dra. De Stasio. "O artigo Primer, ligado a um artigo de pesquisa publicado na mesma edição do jornal, poderá guiar instrutores de genética que pretendem expor seus estudantes a atuais pesquisas", disse.

O Primer apresenta conceitos de genética reversa e interferências de RNA (RNAi), supressores, fenótipos e fenocópias (quando indivíduos com o mesmo fenótipo possuem genótipos diferentes). Além disso, explicações de conceitos e sugestões para usar o artigo nas salas de aula e perguntas para discussões temáticas estão incluídos.

"A intenção é que o artigo de pesquisa e o Primer sejam usados juntos no contexto de uma aula de genética. Estaremos destacando os artigos que ensinam e reforçam os princípios genéticos concentrados atualmente, ao invés de descobertas clássicas", afirmou a Dra. De Stasio. "Focando os Primers em literatura científica contemporânea irá comprometer os estudantes no processo de aprendizado e guia-los em direção ao processo de descobertas científicas". A expectativa da Dra. De Stasio é que o jornal publique seis artigos por ano.

"Oferecer fontes educacionais valiosas como essas que ampliam a qualidade da educação, ensino e aprendizado genético é uma das nossas missões", afirmou Mark Johnston, Editor-chefe do jornal Genetics. "Engajar estudantes ao processo de analisar criticamente pesquisas é uma parte vital do treinamento de pesquisa", completou.