PUBLICIDADE

Reino Unido: doença rara faz pele de irmãos inchar no sol

30 jul 2012 - 17h07
Compartilhar

Dois irmãos não podem se aventurar no verão britânico sem usar casaco, luvas e chapéu devido a uma doença de pele. Os dois sofrem de uma condição rara conhecida como protoporfiria eritropoiética, que faz a pele inchar após poucos segundos de contato com a luz do sol. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Os dois sofrem de uma condição rara conhecida como protoporfiria eritropoiética
Os dois sofrem de uma condição rara conhecida como protoporfiria eritropoiética
Foto: Daily Mail / Reprodução

Sarah, 7 anos, e Matthew Chapman, 5 anos, usam até guarda-chuva quando precisam ir à rua para protege-los dos raios UV. A doença tem causa genética e a família não queria fazer os exames no menino após a irmã mais velha ter sido diagnosticada com a condição. "Foi um grande golpe para nós. Nós tínhamos decidido não examinar Matthew após Sarah ter o diagnóstico, mas ele estava brincando um dia e entrou em casa gritando e coçando as mãos", diz a mãe, Gillian, de Tyne and Wear, na Inglaterra.

Os pais dizem que hoje a condição das crianças está bem melhor e elas levam uma vida o mais normal possível. A mãe conta que o menino está consciente da doença e, por causa da irmã, sabe o que fazer para não se machucar.

Gillian diz que o mais difícil é no verão, quando eles têm que usar tanta roupa enquanto as outras crianças, inclusive da escola que frequentam, usam vestimentas mais leves. A família agora tenta organizar uma forma de levantar fundos para conscientizar outras pessoas sobre a doença.

A doença

Considerada uma doença autossômica recessiva muito rara, a condição causa o aumento de um tipo de porfirina em vários tecidos. Essa substância é necessária para a produção de sangue e enzimas no corpo, mas deixa a pele sensível ao sol e causa uma sensação de queimadura quando exposta aos raios UV.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade