PUBLICIDADE

Fenômeno astrônomico raro marcou descoberta da Austrália

5 jun 2012 - 16h08
(atualizado às 16h31)
Compartilhar

A passagem de Vênus diante do Sol, entre 5 e 6 de junho, visível na Austrália, tem particular importância para este país "descoberto" pelo explorador britânico James Cook em 1769, que estava em missão para observar o fenômeno astronômico.

Veja mais imagens de trânsitos e saiba como observar o raríssimo evento hoje

Cook zarpou para sua primeira viagem ao Pacífico Sul em 1768 a bordo do navio HMS Endeavour para observar desde essa região a passagem de Vênus diante do Sol, previsto para 3 e 4 de junho de 1969. O outro objetivo desta expedição era o de descobrir "o grande país do sul", de cuja existência suspeitavam os geógrafos em algum lugar do Pacífico.

Em 1770, Cook e sua tripulação foram os primeiros europeus conhecidos a avistar a costa leste destas novas terras. O explorador fez a cartografia da costa e reivindicou o país para a coroa britânica. Os primeiros colonos britânicos se estabeleceram ali em 1788.

"De um ponto de vista cultural, é um evento importante para a Austrália moderna", disse Geoffrey Wyatt, funcionário do Observatório de Sidney, ao lembrar o evento astronômico. "Tecnicamente, é apenas um pequeno ponto preto diante do Sol. Mas, historicamente, é muito importante para nós, australianos", acrescentou.

Precisamente, o leste e o centro da Austrália serão os dois melhores pontos do mundo para observar o fenômeno. A próxima passagem de Vênus entre o Sol e a Terra ocorrerá em 2117, dentro de 105 anos. Esses trânsitos acontecem duas vezes a cada oito anos e, depois, não são registrados por mais de um século. O último trânsito de Vênus entre o Sol e a Terra aconteceu em 2004 e nenhum fenômeno foi verificado em todo o século XX.

Trânsito de Vênus se repete nesta terça e só poderá ser visto de novo em 2117
Trânsito de Vênus se repete nesta terça e só poderá ser visto de novo em 2117
Foto: Getty Images
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade