PUBLICIDADE

Telescópio registra nova imagem de radiogaláxia

31 mai 2012 - 15h56
Compartilhar

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) registrou, com o telescópio Alma, no Chile, uma nova imagem do centro da galáxia Centaurus A. O novo equipamento permite observar além das camadas de poeira já que registra em comprimentos milimétricos e submilimétricos de onda. O Alma é o telescópio mais potente do seu gênero, apesar de ainda estar em fase preliminar de observações.

Registro do Alma aparecem em tons de verde, amarelo e laranja. A imagem é combinada com uma feito por um telescópio infravermelho, em dourado
Registro do Alma aparecem em tons de verde, amarelo e laranja. A imagem é combinada com uma feito por um telescópio infravermelho, em dourado
Foto: ESO / Divulgação

Comprimento de onda? Rádio? Entenda isso e muito mais

Esta é a radiogaláxia - aquela que emite intensamente no rádio - mais próxima da Terra. O centro abriga um buraco negro com massa cerca de 100 milhões de vezes maior que a do Sol.

Na radiação visível, uma faixa escura obscurece o centro da galáxia, mas o Alma consegue ver além dela. A composição dessa faixa (enormes quantidades de gás, poeiras e estrelas jovens) e intensa radiação de rádio indicam que Centaurus A é o resultado da colisão entre uma galáxia elíptica gigante e uma espiral menor, sendo que os restos desta formam a faixa.

Os registros do Alma (em tons de verde, amarelo e laranja) mostra a posição e movimentação das nuvens de gás na galáxia. As observações estão sobrepostas a uma imagem registrada em infravermelho próximo pelo instrumento Sofi, no telescópio NTT, também do ESO - em dourado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade