PUBLICIDADE

Cápsula Dragon se acopla à Estação Espacial Internacional

25 mai 2012 - 11h57
(atualizado às 14h45)
Compartilhar

A cápsula de carga não tripulada Dragon, da Space Exploration Technologies - Space X, se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira. Segundo a Nasa, a Dragon foi aparafusada com segurança ao módulo Harmony da ISS às 13h02 (horário de Brasília).

Cápsula carrega 544 kg de comida, água, roupas e recursos para a tripulação da ISS
Cápsula carrega 544 kg de comida, água, roupas e recursos para a tripulação da ISS
Foto: Nasa / Divulgação

"Tudo correu muito bem", disse um comentarista da Nasa, acrescentando que a tripulação de seis membros da ISS em breve começará a trabalhar para compensar a pressão entre as duas naves. As escotilhas serão abertas no sábado, permitindo a descarga de mais de meia tonelada de provisões transportada pela Dragon.

Astronautas a bordo da ISS haviam capturado cápsula hoje pela manhã. Utilizando-se do guincho robótico de 17,7m de comprimento da estação, o astronauta da Nasa Don Pettit capturou a Dragon por volta das 10h56 (horário de Brasília), enquanto as duas espaçonaves sobrevoavam o noroeste da Austrália.

"Parece que nós pegamos um dragão pelo rabo", disse Pettit em uma transmissão de rádio para a Missão de Controle da Nasa, em Houston.

A cápsula, construída e operada pela Space Exploration Technologies, ou SpaceX, é o primeiro de dois novos cargueiros que a Nasa vai usar para transportar suprimentos para o posto de 100 bilhões de dólares no espaço, após ter aposentado seus ônibus espaciais no ano passado.

Os Estados Unidos planejam contratar serviços de voos comerciais para seus astronautas também, quebrando o atual monopólio da Rússia no transporte de tripulações à estação.

A Dragon foi lançada a bordo do foguete SpaceX Falcon 9 da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida, na terça-feira.

A cápsula está carregando 544 kg de comida, água, roupas e recursos para a tripulação da ISS. Ela será recarregada com equipamentos para voltar à Terra e deixará a estação no dia 31 de maio.

Com informações da AFP

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade