EUA: astrônoma deixa de procurar ETs para arrecadar fundos

23 mai 2012 - 18h58

A astrônoma americana Jill Tarter, famosa por explorar durante décadas os céus em busca de sinais de vida em outras partes do cosmo - e cujos esforços inspiraram o filme "Contato" - deixará a pesquisa para se dedicar à arrecadação de fundos.

A equipe que coordena o Hubble divulgou nesta terça-feira uma nova imagem para marcar as comemorações dos 22 anos do telescópio espacial, completados hoje. O registro mostra a intensa formação de estrelas na região conhecida como 30 Dourados, a 170 mil anos-luz da Terra. Veja a seguir outras imagens impressionantes feitas pelo Hubble ao longo desses 22 anos
Foto: Nasa/ESA / Divulgação

Tarter anunciou na terça-feira que deixará o cargo de diretora do Instituto SETI (acrônimo em inglês para "busca de inteligência extraterrestre"), centro de pesquisas sem fins lucrativos, localizado no norte da Califórnia, para se concentrar na arrecadação de recursos para a instituição.

A trajetória de 35 anos de Tarter será homenageada no SETIcon, segunda reunião anual de cientistas, artistas e membros da indústria do entretenimento, que será celebrada no coração do Vale do Silício, em junho.

Os oradores da homenagem a Tarter, prevista para 23 de junho, incluem a astronauta Mae Jemison, o ator Robert Picardo, da série de TV "Star Trek: Voyager", e Frank Drake, autor da Equação de Drake, que estima o número de civilizações extraterrestres detectáveis na Via Láctea.

Tarter, de 68 anos, começou a trabalhar no programa SETI, da Nasa, na década de 1970, integrando uma pequena equipe de cientistas que desenvolviam formas de buscar sinais alienígenas com ondas de rádio. A astrônoma continuou os esforços de busca no Instituto SETI após a retirada da Nasa do programa, em 1993.

Tarter foi incentivada em seus objetivos pelas descobertas do telescópio Kepler, da Nasa, que descobriu milhares de novos sistemas planetários. "É muito emocionante, depois de todo esse tempo, saber onde procurar", disse a astrônoma.

"Todos estamos na expectativa com relação ao terra 2.0, um planeta parecido à Terra", continuou. "Todo mundo tem esta sensação de que está ali na esquina, quase de pode sentir". O astrofísico Gerry Harp assumirá o cargo de diretor do Instituto SETI.