PUBLICIDADE

Cápsula Dragon realiza primeiros testes para se acoplar à ISS

23 mai 2012 - 18h29
(atualizado às 19h21)
Compartilhar

A nave espacial Dragon, da companhia americana SpaceX, lançada na terça-feira da Flórida no primeiro voo privado para a Estação Espacial Internacional (ISS), passou nos primeiros testes para se acoplar à estação orbital, disse a Nasa nesta quarta-feira.

Depois de vários adiamentos e da suspensão já em contagem regressiva do último sábado, finalmente nesta terça-feira foi realizado com sucesso o primeiro lançamento de um foguete privado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês)
Depois de vários adiamentos e da suspensão já em contagem regressiva do último sábado, finalmente nesta terça-feira foi realizado com sucesso o primeiro lançamento de um foguete privado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês)
Foto: AP

"Até agora, tudo se desenvolve conforme o previsto, tendo como objetivo o acoplamento na sexta-feira", disse Kelly Humphries, porta-voz do Centro Espacial Johnson da NASA em Houston (Texas, EUA), onde está o centro de controle da ISS.

"Foi executado tudo o que estava previsto até o momento no voo de teste, em especial os testes de navegação com o sistema de posição via satélite (GPS)", completou. "Também foi comprovada a capacidade da nave de "flutuar" livremente no espaço, o que é importante para que o braço robótico da Estação possa agarrar", afirmou, mostrando o "otimismo" imperante no centro de controle de Houston.

Na quinta-feira, a cápsula Dragon, uma nave de seis toneladas não tripulada, deverá repetir o procedimento de aproximação à ISS ao efetuar um voo de aproximação até uma distância de 2,5 km da plataforma orbital antes de se afastar de novo, lembrou a porta-voz.

Durante este período, será realizada uma série de testes para verificar o bom funcionamento das comunicações entre a Estação, situada a 350 km de altitude, e a Dragon, assim como o bom estado do sistema de navegação com o GPS para determinar a posição exata da plataforma orbital em relação à cápsula da SpaceX.

Os responsáveis pela missão da Nasa se reunirão na sexta-feira às 01h00 GMT (22h de Brasília de quinta-feira) para dar ou não luz verde ao processo de acoplamento, que em caso favorável, ocorrerá pouco depois, às 09h28 GMT (06h28 de Brasília), para situar a Dragon a uma distância de 250m da ISS.

Se tudo correr bem, a nave continuará aproximando-se para ser amarrada às 12h06 GMT (09h06 de Brasília) pelo braço robótico da ISS, dirigido por dois dos seis astronautas presentes na estação, e ficará sore a Harmony, o módulo americano da ISS.

Os procedimentos de acoplamento deverão durar três horas a partir das 15h05 GMT (12h05 de Brasília). A escotilha da Dragon será aberta no sábado para descarregar 521 kg de provisões para o laboratório espacial; a nave será recarregada depois com 660 kg de materiais. A Dragon pode transportar até três toneladas de provisões à ISS.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade