PUBLICIDADE

Cinzas de ator de 'Star Trek' e de astronauta vão para o espaço

22 mai 2012 - 17h36
(atualizado às 17h41)
Compartilhar

As cinzas do ator James "Jimmy" Doohan, o Scotty de Star Trek (Jornada nas Estrelas) foram para o espaço, junto com o foguete Falcon 9 e a cápsula Dragon, da empresa privada SpaceX. No total, foram lançadas cinzas de 308 pessoas, incluindo as do astronauta Gordon Cooper, que participou das missões Mercury. Doohan morreu em 2005, aos 85 anos, e Cooper, em 2004, aos 77.

Doohan com a filha Sarah, em 2004, quando colocou sua estrela na Calçada da Fama. Jimmy teve sete filhos - Sarah nasceu quando ele tinha 80 anos
Doohan com a filha Sarah, em 2004, quando colocou sua estrela na Calçada da Fama. Jimmy teve sete filhos - Sarah nasceu quando ele tinha 80 anos
Foto: Getty Images

A relação entre a série de TV e de filmes e a exploração espacial já é longa. Foi por insistência dos fãs que o primeiro ônibus espacial se chamou Enterprise - o nome das naves que aparecem nos seriados e no cinema. Além disso, as cinzas do criador de Star Trek, Gene Roddenberry, e de sua mulher Majel Barrett também foram lançadas ao espaço.

A SpaceX e a Celestis, empresa que faz "enterros espaciais", entraram em acordo para o lançamento que, segundo a primeira, ocorreu em um dos estágios do foguete - as cinzas não estavam na cápsula. Mas não é barato. A segunda empresa cobra quase U$S 3 mil por cada grama na órbita da Terra e US$ 12,5 mil para maiores distâncias. A Dragon é a primeira nave privada enviada para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade