PUBLICIDADE

Milhares de filipinos saem às ruas para observar eclipse solar

21 mai 2012 - 00h45
(atualizado às 08h47)
Compartilhar

Milhares de filipinos saíram nesta segunda-feira às ruas para observar o eclipse solar que pôde ser observado em grande parte do arquipélago e em outros países como China, Japão, Rússia e, ao longo da segunda-feira, na América do Norte.

Os filipinos puderam observar de forma parcial este fenômeno natural entre as 5h58 (horário local, 18h58 do domingo em Brasília) até as 7h11 (20h11 de Brasília), informou o serviço meteorológico filipino (Pagasa).

Muitos passaram a noite fora de casa em diferentes observatórios das Filipinas com câmeras e óculos com filtros especiais para admirar o eclipse, que pintou de laranja o sol e obscureceu por alguns minutos o céu.

O fenômeno foi visto de madrugada na Ásia, desde a China, Taiwan e Japão, e também serão testemunhas ao longo da segunda-feira os moradores no Oceano Pacífico até os Estados Unidos.

Durante a última semana, muitas lojas de departamento e pequenas lojas do Japão encheram suas estantes com óculos, filtros e livros sobre astronomia para oferecer às pessoas todos os utensílios necessários para não prejudicar a vista e permitir a correta visão do eclipse.

Na capital japonesa, a maior metrópole do mundo desde a qual nesta segunda-feira se pôde contemplar o fenômeno, grupos de pessoas se reuniram até duas horas antes em alguns dos principais mirantes da cidade.

Milhares de americanos, especialmente na região ocidental do país, aguardaram para ver o eclipse, no meio da "febre" que ele despertou.

EFE

Colaboraram com esta notícia os internautas Eduardo Nakagawa, de Tsushima (Japão), e Vanderson Yamashita, de Ogaki (Japão), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Reflexo de garoto gera efeito especial durante o eclipse na capital Manila
Reflexo de garoto gera efeito especial durante o eclipse na capital Manila
Foto: Reuters
vc repórter
Compartilhar
Publicidade