Cavalo foi domesticado há 5,5 mil anos nas estepes euroasiáticas

8 mai 2012 - 15h43

Um estudo da Universidade de Cambridge, do Reino Unido, divulgado na edição desta terça-feira da publicação especializada Pnas, afirma que os cavalos foram domesticados nas estepes euroasiáticas - na Ucrânia, sul da Rússia e oeste do Cazaquistão - há 5,5 mil anos, aproximadamente.

Imagem registrada pelo fotógrafo Javier Parrilla Perez mostra um pássaro guloso na Flórida
Foto: The Grosby Group

Os cientistas acreditam há décadas que os primeiros cavalos domesticados surgiram na região, mas não tinham evidências disso, apenas indícios arqueológicos. A teoria era combatida com a possibilidade de múltipla origem, na qual várias populações desse animal teriam sido domesticadas ao longo da história em locais diferentes - hipótese não totalmente descartada pelo estudo.

Os pesquisadores da universidade britânica analisaram o DNA de mais de 300 animais das estepes euroasiáticas para criar diversos modelos da época. Foram analisados 12 cenários e, de acordo com os cientistas, o mais provável indica que a população do ancestral selvagem dos cavalos domesticados (o Equus ferus) se expandiu a partir do leste da Ásia há aproximadamente 160 mil anos. Há 5,5 mil anos, esses animais foram domesticados e, ao longo dos anos, éguas de espécies selvagens foram introduzidas para aumentar a população.

"Se o repovoamento envolve muitas éguas selvagens, nós podemos explicar o grande número de linhagens de fêmeas no conjunto de genes do cavalo doméstico", diz Vera Warmuth, pesquisadora de Cambridge. Os pesquisadores afirmam ainda que era muito difícil introduzir machos selvagens na população domesticada devido ao seu comportamento, o que explica a pouca variedade do cromossoma Y nos animais modernos.