PUBLICIDADE

vc repórter: fenômeno da 'Superlua' é registrado em todo Brasil

6 mai 2012 - 12h54
(atualizado em 14/5/2012 às 09h31)
Compartilhar

A "Superlua" que acendeu o céu na noite deste sábado (5) mobilizou dezenas de internautas pelo Brasil. Fascinadas, muitas pessoas registraram o fenômeno, que ocorre aproximadamente uma vez por ano, e é cientificamente conhecido como "lua perigeu". Pelo mundo, o evento também ganhou destaque e belas imagens, sobretudo em pontos turísticos importantes.

Nessa situação, a lua atinge seu ponto mais próximo da Terra, parecendo especialmente grande e brilhante. De acordo com a Nasa, a "Superlua" estava 14% maior e 30% mais brilhante que outras luas cheias de 2012.

Entenda

A Lua segue uma trajetória elíptica ao redor da Terra com um dos lados - ou perigeu - cerca de 50 mil km mais perto que o outro - ou apogeu. No sábado, atingiu o perigeu exatamente às 0h34 (horário de Brasília) de domingo. Um minuto depois, alinhou-se com a Terra e o Sol, para se tornar cheia.A última Lua perigeu aconteceu em 19 de março de 2011.

Os internautas Elaine Lameu, de Rio das Ostras (RJ), Caio Ferrari, de Vancouver (Canadá), Samuel França, de Indaiatuba (SP), Mauro CC Melo, de Belo Horizonte (MG), Sabrina Esmeralda, de Belo Horizonte (MG), Gislene Mendes, de Belo Vale (MG), Thiago Dias, de Itapema (SC), Tati Robles, de Cotia (SP),Sonia Pimenta, de Alta Floresta (MT), Luiz Augusto A. Mesquita, de Arcos (MG), Nilze Eller, de Ji-Paraná (RO), Deborah Hering, de Alto Jequitibá (MG), Carla Menegusso, de Ponta Grossa (PR), Hernane, de São Paulo (SP), Ricardo Wanzynack de Souza, de Gaspar (SC), Mirela Feliciano, de Florianópolis (SC), René Rossi, de Caxias do Sul (RS), Daniela Meira, do Rio de Janeiro (RJ), Anna Luiz Di Vasconcelos, de Brasília (DF), Sabrina Grave, de Campinas (SP), Arnaldo Barreto, de Nova Lima (MG), Giovani Vitória, de Blumenau (SC), Rafael Cappello, de Santa Bárbara d'Oeste (SP), Luis Fernandes, de Sorocaba (SP), Lucas Cardoso de Sá, de Indaiatuba (SP), Ana Luíza Mamede, Goiandira (GO), Edmilson Ragiotto, de Fernandópolis (SP), Éliton Torri, Campos Novos (SC), Alessandra Manetti, de Mairiporã (SP), Bruno Mendes, de Sinop (MT), Guilherme Albano, de Belo Horizonte (MG), Gutto L.A., de São José do Rio Preto (SP), Marcelo, de Praia Grande (SP), Amanda Zamboni, de Cachoeirinha (RS), Jan Santos, de Paulista (PE), Elizeu P. Secundini, de São Paulo (SP), Paulo Roberto de Freitas, do Rio de Janeiro (RJ), Carla Guimarães, de Porto Alegre (RS), Erika Dias, de Ribeirão Claro (PR), Fagner Rebechi, de Campo Grande (MS), Iasmine Ferreira Leonardo, do Rio de Janeiro (RJ), Gilberto Junior, de Maceió (AL), Marcus Paulo, de Cuiabá (MT), Everton Philippsen, de Porto Alegre (RS), Marcus Cabaleiro, de Santos (SP), Andrea Christine, de Volta Redonda (RJ), Thiago Lima Bomfim de Jesus, de Salvador (BA), Mr. Anderson, de São Paulo (SP), Carolzinhato, de Uberaba (MG), Roselene Hial, de Araçatuba (SP), Francielli Honorato Alves, de Bálsamo (SP), Zé Mario, de Jaboticabal (SP), e Jeneffer Almeida, de Contagem (MG) participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fenômeno acontece aproximadamente uma vez por ano
Fenômeno acontece aproximadamente uma vez por ano
Foto: Luis Fernandes / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade