PUBLICIDADE

O carneiro é um dos animais domésticos mais prolíferos

8 fev 2012 - 13h05
(atualizado às 16h32)
Compartilhar

O carneiro é um dos animais domésticos mais prolíferos, já que está dotado de uma diversidade genética e um potencial de reprodução capazes de satisfazer as necessidades alimentares dos humanos, segundo um estudo sobre a evolução animal nos últimos 11 mil anos.

A pesquisa, publicada na revista americana PLoS Biology, foi realizada a partir do sequenciamento do genoma deste ovino. Isto permitiu reconstituir a influência do homem através dos séculos para fazer com que o animal se adaptasse a diferentes ambientes e melhorasse a produção de sua carne, leite e lã, explicaram os cientistas.

O estudo identificou regiões específicas do genoma do animal que parecem ter passado por uma transformação rápida, em resposta à seleção de genes que controlam a cor da lã, o tamanho do animal, sua reprodução e, sobretudo, a ausência de chifres, um dos principais objetivos do cruzamento seletivo efetuado pelo homem.

Ao detalhar o que caracterizou a domesticação do carneiro ovelha e suas migrações pelo mundo, o estudo confirma e enriquece os conhecimentos atuais sobre os movimentos migratórios das populações humanas ao longo da história, afirmou James Kijas, da Agência Científica Nacional Australiana (CSIR0), coordenador da pesquisa.

O estudo reconstruiu os laços genéticos entre 2.819 ovelhas que pertenciam a 74 raças diferentes de vários lugares do mundo, por meio da comparação de 50 mil moléculas de DNA no genoma. Assim foi possível detectar os efeitos genéticos da domesticação e a consequente divisão em centenas de raças.

"Descobrimos que a maioria das populações de carneiros contêm uma grande diversidade genética e que conseguiram manter um número de indivíduos muito maior que a maioria dos outros animais domésticos, inclusive os cães de raça, o que sugere que a domesticação aconteceu a partir de uma vasta base genética", disse Kijas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade