Cientistas conseguem determinar fluxo de células cancerosas

3 fev 2012 - 22h23

Um grupo de cientistas conseguiu determinar com maior precisão o fluxo de células cancerígenas pelo corpo em tempo real com uma nova tecnologia que pode acelerar a resposta à doença.

A técnica, divulgada nesta sexta-feira na revista "Physical Biology", permite diferenciar as células cancerosas entre milhões de células saudáveis e poderia servir para revelar os mecanismos da expansão de um tumor sólido de um órgão ao tecido de outro.

Por enquanto, estes mecanismos são um mistério para os pesquisadores e uma das chaves na luta contra o câncer, especialmente para os tipos mais resistentes a tratamentos.

Segundo Jorge Nieva, oncologista da Clínica Billings que liderou o estudo, "esta tecnologia permitirá aos cientistas acelerar a descoberta de curas para o câncer. É o que esperávamos para resolver o problema de resistência à quimioterapia".

Outro dos responsáveis da equipe de pesquisadores, o professor Peter Kuhn, indicou que no futuro esta tecnologia permitirá avaliar a evolução da doença em tempo real e realizar mudanças no tratamento em um instante, assim como diagnósticos prévios.

Os testes foram altamente efetivos em pacientes com câncer de próstata, mama e pâncreas, ao detectarem com muita mais precisão células cancerígenas na corrente sangüínea dos pacientes analisados.

Segundo o estudo, a confiabilidade desta nova técnica é muito maior que a de métodos comercializados na atualidade.

Para conseguir esta precisão os pesquisadores usaram anticorpos que se unem a proteínas presentes nas células cancerígenas. Uma vez unidos se expressam nas análises por fluorescência.