PUBLICIDADE

China: 20 lagos desaparecem por ano por ação humana

13 dez 2011 - 09h47
(atualizado às 11h09)
Compartilhar

A cada ano desaparecem na China 20 lagos naturais dos 24 mil existentes no país devido à mudança climática e a ação humana, segundo foi apontado durante o 1º Fórum da China sobre Lagos realizado na cidade de Nanjing, informou nesta terça-feira a agência oficial Xinhua.

Enchente na Austrália - As imagens mostram vastas áreas de Rockhampton embaixo d¿água em janeiro de 2011, em um das piores cheias da história do país
Enchente na Austrália - As imagens mostram vastas áreas de Rockhampton embaixo d¿água em janeiro de 2011, em um das piores cheias da história do país
Foto: Nasa / Divulgação

Quais são os países que mais poluem

Clima de A a Z: conheça termos que fazem parte das discussões ambientais
Veja as transformações causadas pelo aquecimento global

Os lagos naturais cobrem uma superfície de 83 mil km² na China e possuem um papel importante no equilíbrio ecológico, no controle das enchentes e na redução da seca. A mudança climática que o planeta enfrenta trouxe grandes desafios: a qualidade da água se deteriora pela atividade humana, os sedimentos se acumulam, a extensão das terras úmidas diminui e os animais aquáticos sobrevivem com dificuldade.

"A capacidade dos lagos para controlar as enchentes e amenizar a seca foi afetada", afirma o documento apresentado no fórum. O ministro de Recursos Hídricos da China, Chen Lei, comprometeu-se a aumentar o investimento governamental na proteção dos lagos durante o fórum, do qual participaram durante o fim de semana cerca de 800 especialistas e funcionários públicos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade